sábado, 10 de julho de 2010

Ouvir e lembrar

Vocês já repararam na quantidade de comerciais que utilizam músicas consagradas ou que estão na moda?

Bem, meus caros, a última propaganda assim que me veio à cabeça, foi a do Faturarion da Redecard. Ela, assim como a "Assolation", foi buscar o sucesso obtido com a música Rebolation do grupo de axé Parangolé para fincar o comercial na mente do consumidor.

Quem não lembra da música de Pixinguinha, Meu coração, que virou tema e é lembrada até hoje pela melodia e letra que deu vida à propaganda do Chambinho, da Nestlé?

O hit internacional, Single Ladies da cantora Beyoncé, que deu ritmo as coreografias e passos dados pelos famosos meninos da Vila,os jogadores santistas, Robinho, Neymar e Ganso, para representar a marca Seara.



Tem também, aquela antiga brincadeira de criança, o une dune tê, que virou a bela campanha da Fiat para o novo Uno.

Pois bem, qual o objetivo dessas empresas e agências escolherem músicas conhecidas pelo público para virar peça chave da propaganda?

Ao meu ver, é uma grande estratégia de posicionamento da marca na mente do consumidor. Músicas "chiclete" que são utilizadas, compostas e até mesmo modificadas para estrelar uma campanha, mesmo quando não queremos, quando assistimos por no mínimo 2 vezes, ela já se instala no nosso subconsciente e em breve estaremos cantarolando-a por aí.

É... somos bombardeados por notícias, fatos e até milhares de comerciais e, uma grande parte deles, tem uma música de fundo a qual você já ouviu em algum lugar. A música pode ter sido tocada no seu casamento, pode lembrar um amigo e até mesmo uma história. A finalidade é envolver os sentimentos daqueles que veem e ouvem.



E aí, lembra de mais alguma propaganda legal com música famosa? Deixe um comentário de algum comercial que tenha a ver com você.

2 comentários:

  1. O Assolation veio meio atrasado e não pegou a música muito no auge. O Faturation pegou mais. Músicas que embalam são sempre legais... Lógico que sem abuso, como aconteceu com a Rebolation. Quando a música é legal, o público se distrai com o comercial, vira diversão, e, muitas vezes, passa a gostar mais do produto.

    ResponderExcluir
  2. o da Bombril, que o garoto propaganda cantava “pensa em mim, chore por mim, liga pra mim, não, não liga pra eles” apontando pra os concorrentes. Ótima sacada e aproveitamento de uma música bem, inicialmente, nada a ver

    ResponderExcluir