A maioria dos estagiários de criação entra numa agência, pra o seu primeiro estágio, e quer revolucionar o mundo. Quer entrar já aplicando idéias diferentes, visões diferentes...
Natural.
O problema é que ele esquece que toda agência tem clientes com um formato, um estilo, um jeito que, até aquele momento, tá funcionando no mercado.
Quem estuda publicidade está sujeito a qualquer tipo de agência. Desde as que dão total liberdade e são bem abertas às idéias, até as que são mais fechadas, com fórmulas e cuidados.
Pode chegar a ser uma decepção quando o recém-chegado na agência se dá conta de que não vai poder explorar os “horizontes-da-sua-mente-criativa-sem-limites”. Mas, calma. Tudo é, de fato, um aprendizado.
O que funciona depende do cliente e da sua vontade de explorar. A agência dá suporte a isso. E o estagiário apóia a agência.
Numa agência “A”, que quer idéias novas e limpas, ele vai aprender a desenvolver essa habilidade, e a trabalhar com ela para atingir os objetivos da agência.
Na agência “B”, mais fechada, ele aprende a lidar com os estilos de anunciar mais tradicionais, com algumas fórmulas e suas aplicações. Porque até para usar clichês é preciso ter técnica, não é qualquer palavra que vende.
E, vamos lembrar, ele não é dono de nenhuma das duas agências. Ele não decide. Ele, simplesmente, aprende com quem já faz.
Estar ciente disso é tão importante para aprender, quanto seguir com o fluxo dos trabalhos.
Um aviso: criatividade sozinha não resolve. Ela tem que estar andando de mãos dadas com a solução para o problema do cliente.
Então, sem decepções, estagiário (ou futuro estagiário).
Mostre as suas idéias criativas sem medo, mas saiba que ela pode não ser tão genial quanto você pensa. Quem está no meio publicitário sabe do que fala. Então, ouça. Abra a cabeça.
Entre numa agência para aprender, mostre potencial e olhe sempre além. Não além do que faz sentido. Apenas além da sua zona de conforto.
Inove, mas, acima de tudo, entenda a agência.
E tenha certeza de que vai aprender, nem que seja como tomar um café sem sujar nada na cozinha da agência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Já aprendi a dar bom dia! rs
ResponderExcluirAdoooorei esse post. Parabéns!
ResponderExcluiragências com medo de arriscar não são tão legais pra aprender, mas tem mesmo o lado de aprender o que ta funcionando pra certos clientes.
ResponderExcluir"E tenha certeza de que vai aprender, nem que seja como tomar um café sem sujar nada na cozinha da agência."
ResponderExcluirmuito bom!